Início » Sem Categoria » TENHO MOTIVOS PARA CHORAR, MAS O SENHOR ME FAZ SORRIR – Salmo 30.5

TENHO MOTIVOS PARA CHORAR, MAS O SENHOR ME FAZ SORRIR – Salmo 30.5

Start here

Introdução:
O salmo 30 é conhecido de todos pelo versículo 5, mas ele é também a expressão do salmista sobre a libertação da morte. Davi louva a Deus por causa da sua bondade que o livra (1) e Salva (2). Deus exaltou Davi, assim como ele nos exaltou com toda sorte de benção espiritual em Cristo (Ef. 1.3), motivo esse de louvarmos a Deus e nos alegrarmos.
Todos nós temos motivos para nos alegrarmos com o Senhor. Todos nós também temos motivos para nos entristecermos. Alguns tem sido solapados com a noite toda de tristeza, outros tem sido consumidos com a doença do século a depressão, outros estão se degradando com o stress, ansiedade e outros males da vida moderna.
É todos nós temos motivos para chorar, mas creio que temos mais motivos para sorrir.
A alegria é uma das características do fruto do Espírito. Significa:
Alegria (22) descreve o privilégio de regozijar em Cristo, apreciando as maravilhosas bênçãos de nossa relação com ele. Esta alegria não é dependente de nossas circunstâncias físicas.
1) A alegria cristã é maior que a felicidade secular e é encontrada na soberania de Deus.
(…) a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma. (1 Pedro 1:8-9). Nossa alegria não é dependente de circunstâncias prazerosas, mas vem da parte de Deus e da paz eterna que temos nEle. Muitos acham que a presença de Deus é sombria e o simples fato de entrar num templo religioso faz com que o riso e a leveza saiam correndo.
2) A verdadeira alegria não é eliminada pelo sofrimento.
Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. (Tiago 1:2-4).
A ausência de sofrimento não produz alegria, e a presença de dor não elimina a verdadeira alegria. Isto é muito claro para uma mulher quando dá luz a uma criança. A dor é intensa, assim como a alegria.
Ilustração:

Com qual afirmação você mais concorda?
1) Só terei alegria de verdade quando chegar aos Céus.
2) Eu posso experimentar alegria agora porque conheço Aquele que traz os Céus até mim.
3) Só posso experimentar alegria quando minha vida está livre de problemas.
3) Encontramos a verdadeira alegria ao servirmos ao Senhor e uns aos outros.
1 ¶ Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus concedida às igrejas da Macedônia; 2 porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade.
(2 Coríntios 8:1-2)
1º HÁ NOITES DE CHORO EM SUA VIDA? Falta de dinheiro faz você chorar? Falta de saúde faz você chorar? Falta de amor faz você chorar? A sua família faz você chorar?
Jesus diz duas verdades sobre as noites de choro:
1º no mundo tereis aflições:
Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. (João 16:33)
2ª Vinde a mim…
Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. (Mateus 11:28)
Filipenses é a epístola da Bíblia que m ais fala sobre alegria e foi escrita pelo apóstolo Paulo, o homem que muito sofreu pelo Evangelho. Enquanto ele estava na prisão, onde às vezes lhe faltava o essencial, Paulo escreveu a seus irmãos em Filipos: “alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (Filipenses 4:4; veja também 3:1; 1 Tessalonicenses 5:16). Muitas pessoas pensam que tal felicidade depende das circunstâncias. Até mesmo muitas igrejas falam tanto de saúde física e bênçãos materiais que dão a impressão de que essas coisas são necessárias à felicidade. A prosperidade física é nada mais do que um substituto barato e temporário para a alegria real que encontramos em Cristo. Cristãos verdadeiros acreditam que as provações são situações para exercer a alegria e oportunidades para o crescimento espiritual (Tg. 1.2-4). Tristeza não é a vontade de Deus para nós. Podemos até passar por ela, mas viver com ela é algo que não agrada nosso Senhor. (Filipenses 4.4; Rm 12.12; 1 Tess. 5.16; 1 Pedro 4.13)
Fil. 4.4 Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.
Romanos 12.12 regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes;
1Tss. 5.16 ¶ Regozijai-vos sempre.
1 Pedro 4.13 pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando.
2º TODO MUNDO ABRE OS EXAMES ANTES DOS MÉDICOS? Uma causa primaz da falta e alegria em nossas vidas é a ansiedade. O Senhor Jesus já preocupado conosco disse:
Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? (Mateus 6:25)
A Bíblia insiste neste assunto por que Deus sabe que precisamos de um alerta para nossa alegria não ser roubada:
Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças (…) (Filipenses 4:6) Algumas coisas tiram nosso sono. As vezes nós queremos viver a síndrome do te entrego e não largo. Intentamos em dar nossos problemas para Deus mas não largamos deles. Fazemos como os pacientes que abrem o resultado dos exames antes dos médicos. Não vamos entender muito, não vamos diagnosticar muita coisa, não vamos passar os remédios, mas abrimos os exames. Queremos ter a mão nossas vidas e não largamos para Deus fazer a parte dele. Que é tudo. Queremos dar o carro, mas não largamos o volante. A alegria nesse caso é roubada por nós mesmo. Não descansar no Senhor é falta de sabedoria e um mergulho na ansiedade, um devaneio do homem pós-moderno que acredita que tudo é relativo e que tanto faz se confiarmos ou não. Ah… como é bom ouvir a voz de Deus nessa noite:
Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. (Salmos 37:5)
3º VOCÊ DECIDE: LÁGRIMAS NO TRAVESSEIRO OU SORRISSO COLGATE? Acredito que na vida cristã tudo depende da sua vontade de colocar a vida no altar de Deus. As lágrimas sempre vão existir, elas fazem parte da nossa história. Deus nos dotou das glândulas lacrimais para chorarmos mesmo. Porém a tristeza é algo que devemos buscar dirimir. Sorria Jesus te ama!! Diria a loja de Deus para você.
Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força. (Neemias 8:10)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: