Início » Sem Categoria » SÉRIE: QUEDAS QUE LEVANTAM TEMA: DORMIU NO PONTO E CAIU – Atos 20.7-12

SÉRIE: QUEDAS QUE LEVANTAM TEMA: DORMIU NO PONTO E CAIU – Atos 20.7-12

Start here

Anúncios

dormir INTRODUÇÃO:

A HISTÓRIA DA VESPA-CAÇADORA

Uma vespa-caçadora põe apenas um ovo por vez, mas isso exige uma estratégia complicada.

A fêmea caçadora põe o ovo e o abandona. Para evitar que a larva morra de fome ao nascer, ela precisa fazer uma provisão. Antes de pôr o ovo, ela caça o alimento.

Se ela estiver, por exemplo, diante de uma aranha, esta não tem chance. A caçadora a ataca e injeta uma porção de veneno paralisante em seu abdômen. Instantaneamente a tarântula adormece.

A vespa-caçadora arrasta-a até um local escolhido, faz uma toca e deixa-a ali, com um “presente” sobre as costas: um ovo de um centímetro.

A aranha adormecida permanece assim, sem apodrecer, até que o ovo eclode e a larva da vespa nasce sobre o almoço. A pobre aranha é devorada enquanto dorme seu sono forçado.

PARA ÊUTICO DORMIR FOI FATAL DORMIR NO PONTO

· Êutico dormiu numa janela enquanto escutava uma pregação. Resultado: caiu do terceiro andar e morreu. Felizmente, para ele, o pregador era Paulo.

· O sono mais problemático é o sono espiritual. A desobediência à vontade de Deus provoca isso. Anestesia o coração como o veneno da vespa-caçadora. O efeito nos deixa mortos-vivos, como num tipo de conserva espiritual.

· Esse sono para nossa vida espiritual pode ser fatal. Não sabemos como será nosso encontro com Deus. Ele quer ver uma igreja forte, um povo diferente e dormir espiritualmente pode ser fatal.

· O sono da indolência pode significar para nós a desobediência ao Senhor.

· Se dormir fisicamente faz bem. Dormir espiritualmente nessa terra faz mal.

Romanos 13:11-“E digo isto a vós outros que conheceis o tempo; já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos”.

· O texto bíblico nos informa que o apóstolo Paulo juntamente com alguns irmãos se reuniram no domingo (primeiro dia da semana) para o Culto e a Celebração da Ceia do Senhor. E, Paulo se empolgou e pregou até meia-noite.

· … e nesse culto prolongado tinha um jovem chamado Êutico que estava sentado no parapeito da janela, e como Paulo falava sem parar, o rapaz adormeceu profundamente, caiu da altura de três andares e morreu lá embaixo…

POR QUE ÊUTICO DORMIU NO PONTO?

1. ELE ESTAVA NO LUGAR ERRADO!

· Ele resolveu ouvir o sermão sentado na janela no terceiro andar. Estava literalmente brincando com a morte!

· Quantas pessoas brincam com a morte física, mas também a espiritual, envolvendo-se com coisas perigosas, mas, sobretudo, andando por lugares não adequados (Sl.1)

2. FOI ATRAÍDO PELA JANELA

· Podemos imaginar Êutico participando do Culto: cantando, orando, celebrando… e, de repente se sente atraído pela janela. Na janela ele vive a síndrome do Raimundo, um olho na igreja outro no mundo.

· Êutico OLHA PARA FORA e sente o impulso da tentação penetrando sua imaginação:

a) Êutico está agora seduzido, entregue, à mercê, está “amarrado” por tudo que é tentação que a janela começa a trazer para os seus desejos, seus impulsos, para os seus pensamentos…. Você já se sentiu assim como Êutico? Pensando nas coisas lá de fora?

b) Muitos Êuticos estão sentados nos templos, mas "voando" ou andando, ou conversando, impedindo outros que se interessem pelo pão da vida, de se alimentarem.

c) Vêm ao templo, mas não participam dos momentos de adoração. Estão com o pensamento longe…

3.ELE FOI DOMINADO AO INVÉS DE DOMINAR!

· Êutico (Eutuchos) significa afortunado, feliz. O jovem foi tomado por sono profundo.

· O lugar devia estar repleto e as lâmpadas a óleo (azeite) devem ter ajudado a consumir o oxigênio da pequena sala (v. 8).

· A sala lotada de pessoas, a falta de oxigênio e, as altas horas exerceram seus efeitos sobre um dos ouvintes de Paulo.

· Conceito de sono no dicionário: estado de repouso normal e periódico que, no homem e nos outros animais superiores, se caracteriza especialmente pela suspensão temporária da atividade perceptiva e motora voluntária.

· Raramente o sono é involuntário, porque há meios de vencê-lo. Essa atitude de passividade do jovem diante daquilo que o matou, caracteriza a vida de muitas pessoas que se deixam dominar não pelo Espírito de Deus, mas por inclinações carnais.

· Em seus sonhos Êutico está agora praticando tudo aquilo que o seu coração tinha desejado. Ou seja, era alguém participando das atividades da Igreja, mas sem que ninguém soubesse, às escondidas…. Êutico está com outra galera, fazendo outras coisas.

EXEMPLOS NA BÍBLIA DE PESSOAS QUE DORMIRAM NO PONTO E PAGARAM CARO:

-Sansão: dormiu e perdeu os cabelos e a força;

-Sulamita: (aquela do Livro “Cântico dos Cânticos”, que vivia dizer “Eu sou do meu amado”), dormiu e perdeu o homem amado;

-Êutico: livro de Atos, dormiu no culto e caiu da janela;

-Isbosete: filho do rei Saul, dormiu ao meio-dia, e foi morto por dois de seus empregados;

-Dez Virgens: Jesus conta nesta parábola – que elas dormiram e as suas lâmpadas apagaram, fazendo com que perdessem o noivo.

A REALIDADE APÓS O SONO E A QUEDA…

1. AGORA ÊUTICO ESTÁ MORTO

· As conseqüências fatais de estar vivenciando as atrações da janela agora são reais na vida dele.

· E ele começa agora a pagar as conseqüências: gravidez indesejada, dependência das drogas, prisão por furtos, e outras coisas Êutico ESTÁ MORTO!

· Morreu porque não atentou às advertências da Palavra de Deus. Morreu porque achou o seu mundo na Igreja, o seu mundo de intimidade com Deus alguma coisa que não valia à pena.

· Em Efésios 2 encontramos a verdadeira realidade do homem natural. “morto em seus delitos e pecados” (v.1)

2. O PODER DA RESSURREIÇÃO:

· Paulo seguiu os outros membros escadaria abaixo (v. 10); certamente era mais velho que a maioria deles e movia-se mais devagar.

· Quando, finalmente, chegou perto do garoto, “inclinou-se sobre ele” (v. 10b), talvez tal como Elias e Eliseu (IReis 17:21; IIReis 4:34, 35).

“ E, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a vida nele está” (Atos 20:10c).

· O v. 9 diz que ele estava morto. As palavras de Paulo significam, sim, que a vida havia voltado ao garoto (v. 12).

· Esse milagre é o mais impressionante: o mais provável é que ossos fraturados tiveram que ser emendados, vasos rompidos tiveram que ser consertados, Orgãos destruídos tiveram que ser regenerados, o tecido esfacelado e lacerado teve que ser restaurado e o coração teve que voltar a bater!

“Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios” (I Tessalonicenses 5:6)

· Apesar de tudo isso, a bíblia diz que a MISERICÓRDIA DE DEUS imensurável.

· O texto diz no v. 10 que o apóstolo Paulo desceu depressa e apanhou o jovem nos braços. E DEUS opera um milagre ali: A vida volta novamente para Êutico!!!

CONCLUSÃO:

Se você disser: “Eu já ultrapassei os limites estabelecidos por Deus”. “Eu já caí da janela! Eu estou em agonia, quase morrendo…”

“O grande amor de DEUS nunca termina. A única razão por que não fomos completamente destruídos é a misericórdia do Senhor. A fidelidade de DEUS é grande, o seu amor cuidadoso é sempre novo, a cada dia que passa”. Lm. 3:22-23

I Jo.1:9 diz: “Se confessarmos os nossos pecados ELE é fiel e justo para os perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.

Muitas vezes ficamos em lugares perigosos e achamos que não nos acontecerá nada e acabamos relaxando e nos acostumando.

· Êutico estava relaxado e se acostumou com a situação de perigo no parapeito.

· Paulo desceu para ajudá-lo: precisamos descer de nossos preconceitos (ele que desejou ficar na janela, bem que avisei que ele iria cair…encontrando desculpas para não darmos uma mão que pode ressuscitar nosso irmão).

Ef.5:14-“ Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.”

Anúncios

1 Comentário

  1. pastor gerardo disse:

    nota 10 estava procurando este vesicullo de repente achei esta benção

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: