Início » Sem Categoria » TUDO DE BOM… Série de sermões sobre o Salmo 23 Sermão 5: Cheiroso, mesa posta e cheio de vitória

TUDO DE BOM… Série de sermões sobre o Salmo 23 Sermão 5: Cheiroso, mesa posta e cheio de vitória

Start here

TUDO DE BOM… Série de sermões sobre o salmo 23

Sermão 5: Cheiroso, mesa posta e cheio de vitória

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. (v.5)

Introdução:

Uma das mais belas parábolas de Jesus Cristo é sobre as bodas em Mateus 22. 1-14,  no texto Jesus mostra como se dá a festa na esfera celestial e espiritual, totalmente diferente do ufanismo triunfalista vigente na atual conjuntura evangélica brasileiro.

Sou do tempo que nós éramos chamados de crentes: as pessoas diziam: “você entrou na lei dos crentes!”, quando queriam falar que alguém que conheciam se convertera. Mas vimos que isso mudou bastante, agora somos chamados de evangélicos, crentes é meio brega, mas ainda prefiro assim.

Para sentar à mesa do Senhor precisamos estar preparados. 1 Coríntios 11.27 fala do que toma do cálice indignamente. Na parábola alguém sentou à mesa com vestes impróprias, o que se entende é que Jesus o bom pastor tem uma banquete para todos nós, mas temos uma missão, estar preparados para sentar à mesa do Senhor.

No verso 5 vemos a preocupação de Deus de nos dar o melhor. Ele quer que os seus sejam bem servidos e sejam bem acomodados à sua mesa. A mesa é de todos, vejamos o que o Salmo 22 diz:

Os sofredores hão de comer e fartar-se; louvarão o SENHOR os que o buscam. Viva para sempre o vosso coração. (Salmos 22:26)

Todos os opulentos da terra hão de comer e adorar, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele, até aquele que não pode preservar a própria vida. (Salmos 22:29)

  • Como poderei eu estar preparado para aproveitar tudo de bom que esta mesa oferece? Como estarei preparado para sentar à mesa do Senhor e aproveitar das bênçãos maravilhosas que provêem de sua bondade e misericórdia? O que melhorar em minha vida espiritual para que a festa seja um momento de alegria para Deus através de minha presença, já que Ele está sempre presente? As respostas podem ser deliberadamente percebidas nas condições da mesa disposta pelo Salmista Davi aqui no Salmo 23.

1º DEVO ENTENDER QUEM É O DONO DA FESTA

  • Toda mesa tem quem prepara. O salmo fala isso claramente, mais uma vez a sensação nítida que há uma simbiose entre o salmista e o Senhor, através da singularidade da expressão – “preparas” – Davi se refere ao Senhor na segunda pessoa e mostra que já há um costume de sentar neste mesa que Senhor prepara.
  • Aqui a questão ultrapassa a relação de pastor/ovelha. Agora o salmo do pastor chega a uma esfera menos bucólica e mais palaciana, onde os grandes banquetes eram servidos.
  • Eu um simples plebeu,  Ele o Rei/Senhor que prepara uma mesa com dignidade ao seu servo. É ele quem prepara. Ao entendermos isso, somos levados a compreender que o banquete é Real, nos dois sentidos – ligados à significativa co-herança do Rei Jesus e real para nosso dia-a-dia, para nosso cotidiano, para a minha e a sua dificuldade.
  • O que fazemos quando não sabemos o que fazer em uma refeição diferente, onde nunca fomos. (ver modo de comer dos muçulmanos, japoneses, índios)? Fazemos o que eles fazem.
  • Se o Senhor prepara uma mesa para mim, tenho que me preparar para sentar à mesa dele. Agir como ele está agindo, fazer o que ele está fazendo. Em suma, como Deus prepara uma mesa digna de um Rei para mim, devo dignificá-lo de tal maneira que Ele seja o Rei supremo de meu ser.
  • A festa é para mim, mas o dono da festa é Deus. Por isso devemos refletir como na parábola de Mateus 22, estou com a roupa digna para a festa que o Senhor preparou para mim?

2º DEVO ME PORTAR DA FORMA CORRETA NA MESA

Crente tem inimigo? Sim, a Bíblia chama Satanás de nosso inimigo.

Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; (1 Pedro 5:8)

  • O inimigo aqui na mesa do Salmo 23 não é Satanás propriamente dito, mas é alguém usado por ele para atrapalhar a vida do Rei, no nosso caso a vida espiritual. Como devo me portar diante destas circunstancias?
  • Deixa Deus agir. Deixa Deus fazer a obra, é Ele quem prepara a mesa, Ele quem prepara diante de nossos inimigos a mesa. Deixa os inimigos com Ele.

“…não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor”.  (Romanos 12:19)

“ Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo”. (Hebreus 10:30)

Quanto a Satanás, o que fazer?

  nem deis lugar ao diabo. (Efésios 4:27)

Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tiago 4:7)

  Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; (Efésios 6:11)

  • Na mesa do Senhor Deus quer que confiemos nele. Dar vazão à carne, dar lugar ao inimigo, buscar as coisas do mundo, vão nos fazer ser inseguros em nossa fé e insipientes quanto a Santidade.
  • Confiar em Deus e não temer o inimigo. Nossa postura diante das perspectivas pecaminosas que  estão diante de nós. Deixe que o Senhor servirá a vitória para nós.

O povo do Senhor tem um banquete em sua mesa com as provisões de seu amor. Satanás e os maus não são capazes de destruir as suas consolações quando eles estão ungidos com o Espírito santo, e bebem do cálice da salvação que sempre está cheio. (Matheus Henry)

3º DANÇO CONFORME A MÚSICA DA FESTA

Em busca da santidade… unção é mais que uma coisa comum é benção para vida cristã.

Conceito de unção

O que precisamos para ter o cálice cheio? A Bíblia fala de copo da seguinte forma:

  1. Cálice da Salvação:

Salmos 116:13  Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do SENHOR.

  1. Cálice da Ira do Senhor:

Isaías 51:17  Desperta, desperta, levanta-te, ó Jerusalém, que da mão do SENHOR bebeste o cálice da sua ira, o cálice de atordoamento, e o esgotaste.

Apocalipse 14:10  também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro.

  1. Cálice do Sacrifício:

Mateus 26:39  Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres.

  1. Cálice da Nova Aliança do Sangue de Jesus:

Lucas 22:20  Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós

  • O cálice do Senhor no Salmo 23 simboliza o cuidado do Senhor por nós. Dando-nos honra de ter em nosso copo um favor às nossas vidas.
  • A vontade de Deus é que estejamos como o cálice, cheios dele.

“E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”. (Efésios 5:18) 

As pessoas precisam de três coisas: prudência no ânimo, silêncio na língua e vergonha na cara. (Sócrates)

  • Sócrates tem razão, mas prefiro ficar com as Escrituras – o que eu preciso é entender e vivenciar qual a vontade de Deus para minha vida – boa, perfeita e agradável (Romanos 12.2)
  • Meu cálice deve estar cheio de Deus.

4º CHEIROSO, MESA POSTA E COPO CHEIO

O primeiro conceito do pastor é transposto de forma digna para um segundo conceito – o do Senhor na qualidade de anfitrião de ilimitada benevolência. Essa imagem que apresenta o homem como hóspede surpreso em vista da suntuosidade da festa que lhe foi provida por Deus é, igualmente, uma parte integral de todo o panorama bíblico.

SIMBOLISMO BÍBLICO:

  • José como provedor de alimento – (Gn. 43.34);
  • Jesus como multiplicador de pães e peixes aos 5 mil (Mateus 14.19);
  • As parábolas da grande ceia (Lucas 14.15-24);
  • A festa das bodas do noivo (Mateus 22.1-14 e Apoc. 19.9)

Nossas vidas espirituais devem exalar o cheiro de Cristo.

A mesa está posta, estamos prontos para sentar nela?

Meu copo está meio cheio ou meio vazio. Na verdade não deve estar meio nada –morno.

Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; (Apocalipse 3:16)

Para refletir:  Diante de tanta abastança qual nosso dever? Gozar ou zelar?

About these ads

1 comentário

  1. prince gt disse:

    É O VIDE MAIS MARAVILHOSO QUE JÁ VI. “MORRI DE TANTA TESÃO”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: